Bolinhos de cenoura-vegan, sem açúcar e sem glúten

Bolinhos de cenoura-vegan, sem açúcar e sem glúten

Vamos começar a semana com uma receita doce-mas sem açúcar e, já agora, vegan e sem glúten. É uma receita ideal para pais e bebés que praticam o método de Baby Led Weaning (BLW), para pessoas com intolerâncias alimentares, como glúten ou lactose, bem para pessoas que preferem uma alimentação vegan. Estão todos ao bordo? Então vamos lá!

Embora eu consumo ovos biológicos vez em quando e também dou a minha filha, eu estava muito curiosa como resolve uma receita de bolo com uma substituição de ovo com baba de linhaça, ou também chamado ovo de linhaça. Como se prepara isso podes ler aqui ou ver um vídeo do VegTube aqui.

De facto estou muito supreendida e contente com o resultado, por isso quero partilhar a minha experiência. Fico mesmo feliz porque isto quer dizer quando não tenho ovos em casa ou não quero consumir los, posso sempre usar a linhaça para substituir. E tu também podes! A cozinha vegana para mim significa de encontrar alternativas e ao mesmo tempo ajuda de dar uma perspectiva mais ampla no mundo das receitas. Em suma: Mete mais criatividade na cozinha!

Para esta receita de 6 bolinhos de cenoura vegan, sem açúcar e sem glúten vais precisar:

  • 1 cenoura
  • 5 tâmaras
  • 2 colheres de chá de sumo de limão
  • 1 pêra
  • 80ml de ovo de linhaça
  • 100g farinha de aveia
  • 1 colher de chá de fermento de bolo
  • 3 colheres de sopa de manteiga de coco (sem sabor)

Assim fazes:

Raspa a cenoura muito fino. Preaquece o forno ao 200 °C.

Faz um purê com as tâmaras sem caroço, o sumo de limão e a pêra sem pele. Se já tiveres o ovo da linhaça pronta mistura 80 ml disto com a farinha de aveia e o fermento. Se ainda tens de preparar a linhaça vê a receita aqui. Depois juntas a manteiga de coco e o purê de frutas a cenoura raspada e misturas bem até fica uma massa homogénea e mole. Enche uma forma de silicone de bolinhos com a massa e deixa fazer no forno ao 200 °C durante 30-40 minutos.

Quando tiras os bolinhos do forno vão parecer ainda muito líquidos dentro, mas depois de refecer ficam mais sólidos. Ao gosto podes polvilhar os com flocos de coco. Fica super delicioso!

Se tiveres dúvidas ou perguntas, deixa me um comentário, escreve um mail ou manda mensagem no facebook! Tenho sempre grata pelo feedback vossos!



%d bloggers like this: