Bolacha de tâmaras e limão: Um snack saudável para o bebé

Bolacha de tâmaras e limão: Um snack saudável para o bebé

Ora bem, os que já conhecem de mim, sabem que estou sempre lutar as bolachas tipo Maria. Não acho nada adequada para bebés, nem para adultos, mas pronto nos crescidos podemos escolher. Contém corantes, metabissulfito de sódio, xarope de glucose, gordura de palma, aromas e além do mais: muito açúcar. Basicamente não tem nada o que seria bom de comer. Não quero dizer que vai matar alguém se fosse comido uma bolacha dessas umas vezes. A problema é que na cresce e na escola essas bolachas estão dado todos os dias. Com esse facto tenho uma problema!

Para ter uma alternativa de bolacha que é fácil e rápido de fazer, criei esta receita baseado aos gostos da minha filha. Ela adora tâmaras e limão. (e bolachas ;)) Tâmaras são uma ótima fonte de açúcar natural, de cálcio e de potássio. O consumo da tâmara também não devia ser exagerado porque de facto tem muito açúcar, mas 3-4 por dia para adultos é saudável e sempre melhor do que açúcar refinado.

Vais precisar para um tabuleiro de bolachas:

  • 8-10 Tâmaras secas biológicas
  • Sumo de 1/2 limão
  • 4 colheres de chá de amêndoa ralada
  • 4 colheres de sopa de manteiga de coco
  • 50 g farinha de espelta
  • 50 g farinha de aveia

Assim fazes: 

Preaquece o forno ao 180 °C. Mistura as farinhas. Coloca todos os outros ingredientes (as tâmaras sem caroço, claro!) numa tigela e mistura bem com a varinha mágica ou com um mixer. Junta essa massa à farinha e mistura bem. Se fica seco junta umas gotas de água. Quando tens uma massa boa, homogénea abre a massa com um rolo. Com uma forma qualquer fazes as bolachas e colocas num tabuleiro com pápel vegetal. Isso é, por acaso uma atividade ótima com crianças quando está mau tempo lá fora.

Deixa fazer ca. de 15 minutes. Podes guardar as bolachas nume caixa para pelo menos uma semana.

Voilá! Bom apetite!



%d bloggers like this: