Food-Prep: Como poupar tempo através de uma boa preparação de alimentos

Food-Prep: Como poupar tempo através de uma boa preparação de alimentos

Resoluções de ano novo? Não sou grande fã disso mas gosto do espírito e da energia de quando um ano acaba e outro começa. Aqui no blog começo o ano com algumas dicas para ter uma alimentação mais consciente, poupar tempo e não deitar fora comida- parece muito, mas é possível organizar-se numa maneira fácil. Vou te explicar como podes matar três coelhos com uma cajadada. Bom, talvez esta não seja a expressão mais indicada para um blog vegetariano, mas pronto, vamos lá…

  • Faz uma lista de compras bem organizada. Nunca vais comprar demais e não tens de deitar fora comida se sabes o que precisas mesmo para os dias que vem. Assim também evitas ir às compras muitas vezes.

 

  • Compra os teus legumes local num mercado e/ou biológico num cabaz semanal diretamente do agricultor. Não há nada melhor do que legumes e fruta fresca, geralmente fica mais barato e tens automaticamente uma escolha saisonal com todos os nutrientes ricos porque vem diretamente da terra. Cá em Portugal há varias oportunidades de encomendar cabazes. Eu compro quinzenal um cabaz da prove. O resto que eu preciso compro no supermercado biológico. Existe de certeza uma opção perto de ti, para buscar ou mandar vir em casa.

 

  • Prepare, corta, cozinha, congela: Preparar os legumes que vais precisar para os próximos dias logo depois de ir às compras, poupa tempo durante a semana. Podes por exemplo cortar cenouras, pepino, pimento e courgette e por numa caixa ou um frasco. Fecha bem e guarda no frigorífico. Assim também tens sempre um snack saudável a mão. Se tiveres a ideia que não vais precisar para os dias quem vem, é só por no congelador. Outra possibilidade, que dá jeito quando tens crianças ou pouco tempo, é cozinhar e congelar. Molhos de tomate, sopa ou o que se for: sempre muito pratico ter alguma coisa feita em casa que só tens de descongelar e aquecer.

 

  • Demolha leguminosas! Lavar bem e demolha os leguminosas não só poupa tempo de cozinhar, mas também é muito mais digestivo e saudável. De preferência demolha com água morna e durante pelo menos 4 horas mas melhor ainda de um dia para o outro.

 

  • Bananas! Adoro Bananas e uso muito para smoothies, no muesli ou só assim durante o dia como snack. Para bebés e crescidos é sempre bom ter em casa! Mas a Banana não dura muito tempo é fica preta e mole. Quando está a ficar assim, corta em pedaços, põe num frasco de vidro ou uma caixa de plástico e congela. A coisa boa da banana congelada é que podes usar os pedaços para dar um sabor frescinho e doce nos teus smoothies ou até fazer um gelado sem açúcar adicional.

 

  • Pão- provavelmente um dos alimentos que encontra-se mais no lixo de cada um de nos! Quando o pão fica duro, mas ainda não está mofado, podes colocar num processador de alimentos e guardar o pão ralado para empanar e fritar legumes, torrar com azeite e por na sopa ou saladas. Eu sempre guardo o pão velho e o que não uso dou aos patinhos com a minha filha. É sempre uma atividade boa para crianças!



%d bloggers like this: