Bolo de chocolate vegan e sem açúcar

Bolo de chocolate vegan e sem açúcar

Ora bem, já passou toda a semana e não consegui escrever nem um post. Porque? A minha filha fez 2 anos, a minha irmã de Alemanha fui cá ter conosco e trouxe o novo namorado 🙂 Então havia muita coisa para fazer, era uma semana cheia de actividades de família. Grata de ter este tempo especial, ainda por cima no final do ano quando provavelmente sintamos-nos todos mais perto da família e dos amigos.

Hoje quero partilhar a receita do bolo de aniversário que fiz para a festa dos anos da nossa pequenina. Digo vegan porque não tem ovos nem leite nem manteiga. Digo sem açúcar porque não tem açúcar cristalizado. Mas sim contém açúcar naturalmente das tâmaras. Por cima tem uma cobertura de chocolate preto, que contém açúcar de cana. Pronto, só para esclarecer isto antes de tudo.

E ainda quero agradecer a nutricionista Magda Roma, que não conheço pessoalmente mas tenho o livro dela que deu-me inspiração para esta receita além de outras. Posso recomendar O LIVRO DAS RECEITAS VEGAN à todos que querem aprender mais sobre uma alimentação vegan. Mesmo se for só para ter inspiração como cozinhar mais vezes à base de plantas. Ela dá dicas e factos e cria uma imagem simpática duma alimentação saudável e consciente. O meu namorado ofereceu-me este livro para o natal no ano passado e ainda hoje gosto de dar um olho vez em quando. Não só para ver receitas mas também para me dar coragem e confiança de continuar todos os dias com uma alimentação consciente. Se calhar este ano também tu podes fazer alguém feliz. Podes comprar o livro aqui.

Vamos começar fazer o bolo então!

Vais precisar:

  • 250g de tâmaras
  • 150g de farinha de aveia
  • 120g de farinha de espelta (se não tens farinha de aveia usa só de espelta, 270g)
  • Uma colher de sopa de cacau cru em pó
  • Uma pitada de flor de sal
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Uma colher de sopa de sementes de papoila
  • 50 ml óleo de coco
  • 500 ml de água morna
  • Uma mão de amêndoas picadas
  • 100g de chocolate negro culinária
  • 50 ml de leite de amêndoa ou coco.

Assim fazes o bolo:

Certifique-te de ter uma varinha mágica ou um mixer com força suficiente para cortar tâmaras e nozes. Tritura as tâmaras até fica uma massa homogénea. Depois junta as farinhas, o cacau, a sal, o bicarbonato de sódio. Aquece o óleo de coco para ficar liquido e junta com a água, os sementes de papoila e as amêndoas. Mistura bem até a massa fica bem homogénea. A massa fica idealmente um pouco liquida, como se fosse uma massa de muffin. 

Coloca a massa numa forma untada com óleo de coco e polvilhado com farinha. Leva ao forno pré-aquecido a 170°C e deixa cerca de 40 minutos.

Assim fazes a cobertura:

Aquece o chocolate negro em pedaços num banho-maria e junta mexendo a leite vegetal. Quando o bolo está pronto, deixa arrefecer e cobre com a massa de chocolate.

O bolo foi um sucesso para as crianças bem como os crescidos 🙂 Experimenta!

Bom apetite!

(Se compras o livro a partir do link em cima, ganho uma pequena percentagem da compra sem um custo adicional para ti. Chama se Affiliate-Marketing. Mas espero que vai sem dizer que só recomendo coisas que pessoalmente acho bom e recomendável.)




%d bloggers like this: