Pão caseiro com cenoura e maçã-O bebé vai adorar!

Pão caseiro com cenoura e maçã-O bebé vai adorar!

Nada melhor do que um grande pequeno-almoço no fim de semana com toda a família! Quando era pequenina celebramos o pequeno-almoço as vezes até a tarde, ficámos todos de pijama e passamos um domingo preguiçoso. A minha mãe comprou pita pão fresco, queijos, azeitonas, melancia e outras coisas boas na mercearia turca e a mesa sempre estava muita colorida.

Ainda adoro esta tradição que agora continua com a minha família pequenina. Hoje vou te explicar como fazer pão caseiro que é fantástico para os mais pequenos na família. Juro te que não dá muito trabalho e é uma boa maneira de evitar sempre comprar pão produzido industrialmente.

Há varias razões porque pão caseiro é melhor:

Primeiro fica mais barato. Depois sabe melhor e podes variar os ingredientes como quiseres. E aqui já chegamos ao motivo que para mim é o mais óbvio: Já reparaste que o pão branco, mais simples possível, que podemos comprar num supermercado convencional qualquer, está cheia de corantes e conservantes? Um pão branco devia levar farinha, levedura, água e sal. Mais nada. Mas porque vivemos numa sociedade de consumo extremo, os productos mais simples estão industrializados e ficam cheia de coisas que ao longo da nossa vida fazem mal a saúde. E não só isto: Fico chateada que estou obrigada de comer químicos só porque. Sempre quando vou as compras e vejo uma lista de ingredientes eterna para um produto tão simples como pão fico irritada e acabo por não comprar. Prefiro fazer em casa. Vou te explicar como!

Pão para bebés

Esta é uma receita especial para bebés que já podem comer glúten. Tem um sabor ligeiramente doce porque leve cenoura e maçã. Tem levedura mas se tiveres paciência de fazer e tratar uma massa velha, nem isso seria necessário. Para aprender tudo sobre a massa velha e mais receitas boas posso recomendar O livro do Pão.

Vais precisar (para 9 pãozinhos)

    • 250g farinha de espelta
    • Uma mão de amêndoas raladas
    • 100 ml água
    • 1/2 pacote de levedura
    • 50 g de manteiga de coco ou óleo de coco
    • Uma cenoura
    • 1/2 maçã
    • uma pitada de sal
    • Flocos de Aveia para decorar

Assim fazes:

Junta a farinha, as amêndoas e a levedura numa tijela grande e mistura bem. Aquece a água , junta a pitada de sal e derrete a manteiga de coco. Junta a cenoura e a maçã ralada e mistura tudo com a farinha. Agora tapa a massa com um pano limpo e deixa-a descansar para 30 minutos.

Num tabuleiro com papel manteiga colocas as tuas pãozinhos, friccioná-los com água e espalha os flocos de aveia em cima. Deixa fazer para 15 minutos no forno com 200° graus.

Bom apetite!

VigLink badge



%d bloggers like this: