Focaccia de beterraba com amoras

Focaccia de beterraba com amoras

É meia noite e em casa cheira bem. Quando algum dos meus amigos faz anos e nos convida  para um piquenique a minha prenda vai ser provavelmente comida. Acabei de tirar esta Focaccia especial do forno para um piquenique de aniversário amanhã e porque comecei com este blog há uns dias, ainda não vou dormir…

Esta receita vi (um pouco diferente) numa revista e pensei logo que vai ser qualquer coisa especial. Já a mistura de amora e cebola é de facto interessante. A cor da beterraba põe o aspecto estético ao topo. A minha versão por acaso não ficou tão cor de rosa como devia porque usei o caldo duma beterraba fresca em vez de sumo. Mas lá está, vale a pena de experimentar!

Vais precisar:

Para a massa (precisa de ca. 70 minutes de repousar)

  • beterraba (200ml de sumo ou caldo)
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 pacote de levedura em pó
  • 300g farinha de espelta
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 50ml azeite ou óleo de coco

Para cima da massa vão cebolas, amoras e rosmaninho

Mistura 100ml de sumo com o mel e a levedura e deixa ca. de 10 minutes. Mistura a farinha com o azeite, o sal, o resto do sumo da beterraba e junta a mistura de levedura. A massa deve ficar como uma grande pastilha elástica. Agora deixa crescer durante uma hora, tapada e num sítio quentinho.

Corta as cebolas ou cebolinhas e faz um refogado. Lava bem as amoras e aquece o forno para 180°.

A massa deve ficar duas vezes maior do que no início. Agora espalha numa assadeira e põe as cebolas e as amoras para cima.

Vai para o forno 30 minutes. Servir com antipasti e molhos ou petiscar só assim-

Bom apetite!

<a href=”https://www.bloglovin.com/blog/19161417/?claim=3uumuaa9pwj”>Follow my blog with Bloglovin</a>

 



%d bloggers like this: